fbpx
Menu Close

Desafios da Educação Profissional no Brasil

No dia 18/06 aconteceu uma live no canal Voz Livre, que tem como princípio abordar assuntos diversos e relevantes para todas as pessoas. A live aconteceu no Facebook e Youtube, e ainda está disponível para você que não pôde assistir. O assunto abordado foi (Desafios da educação profissional no Brasil).

O tema discutido é de suma importância, visto que, o Brasil lidera as últimas posições do ranking educacional. Segundo o Exame Prova Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Alunos) uma rede mundial de avaliação de desempenho escolar, que teve seu início em 2000 e foi repetido a cada dois anos, em seu primeiro ano o Brasil ficou em última posição de 32 países. No seu último ano de dados divulgados, em 2015, ocupava as posições 63º em Ciências, 59º em Leitura e 66º de 72 países.

Contamos com a ajuda de excelentes profissionais para discutir o assunto:
José Ivanir de Moura: CEO Openbless e JI de Moura
Thiago Meneghel: Professor de Administração do IFSC
Júlio Martins: Consultor Internacional de Educação
Antônio João Tavares: Professor e Diretor do Centro Científico Espaço

Eles falaram da importância da educação, das fragilidades e precariedades da educação Brasileira. Contaram sobre suas trajetórias de vida e seus ingressos no ramo da educação.

Principais ganchos da reflexão:

⦁ Apresentação de todos
⦁ Visão de cada um como educador
⦁ Escolas públicas fechadas no período noturno
⦁ Precariedades na educação Brasileira
⦁ Estatísticas da educação Brasileira
⦁ Cultura instalada no Brasil, de valorização da educação
⦁ MEC
⦁ Dependência do governo central
⦁ A necessidade de mudar o formato de ensino com equipamentos
⦁ O fato de não termos escolas de mecânica de aeronaves
⦁ A diferença de aprender outro idioma no Brasil comparado a outros países
⦁ Desvalorização do profissional Professor
⦁ Cultura de ”só melhorar de vida com a graduação”
⦁ A importância da valorização do ensino técnico pelo governo e população

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *