fbpx
Menu Close

Técnicas para Memorizar os Estudos

Estudar nem sempre é uma tarefa fácil, ainda mais quando já temos várias coisas na cabeça. A concentração e a memorização parecem quase impossíveis, mas pode ficar tranquilo, se você sente que isso está acontecendo, temos algumas dicas que podem te ajudar a passar naquela prova super importante e não esquecer mais o que foi estudado ou quando for discutir o assunto.

Planejamento: muitas vezes a falta de planejamento pode atrapalhar a memorização. E claro, para começar um planejamento, nada melhor do que fazer um cronograma. Você deve detalhar todas as suas atividades, tanto estudantis como diárias, para analisar quanto tempo você tem livre para se dedicar aos estudos. Comece-o colocando suas prioridades, e escolhendo um horário de produtividade maior.

A escolha do lugar: bom, estudar em um lugar barulhento, de baixa claridade, onde te remete ao descanso e não aos estudos, não vai ser uma boa opção. Opte por um lugar determinado apenas para estudar, longe de distrações.

Faça resumos: se você está buscando uma maneira de treinar a memória, fazer resumos é uma ótima opção. Vale lembrar que, os resumos não devem ser trechos copiados dos textos, e sim a sua interpretação do que foi estudado.

Faça tópicos: além dos resumos, colocar em tópicos tudo o que você entendeu da matéria estudada, pode te ajudar a lembrar. As vezes os conteúdos são extensos, e até mesmo difíceis. Simplifique, isso poderá te ajudar. Utilize as chamadas mais importantes para criar os tópicos.

Grave o que está estudando: talvez essa seja uma das formas mais fáceis de memorização, depois de ler a matéria e fazer os resumos, grave com a sua própria voz tudo o que foi anotado. Você pode estudar através dessa técnica enquanto executa outras atividades.

Ensine outras pessoas: essa é uma ótima forma de você poder assimilar o quanto entendeu sobre determinada matéria. Ao repassar o estudo para outra pessoa, você consegue analisar o que já aprendeu e o que precisa ser melhorado.

Pratique: não foque só na leitura, resolva questões relacionadas ao que você tem estudado. A pratica é uma ótima aliada.

Revise uma matéria: você pode ler, praticar, retomar e achar que há algo errado com a matéria, você pode estar mesmo, mas nada melhor do que aquela discussão, não é mesmo? Só para ter uma certeza. Dê uma olhada na matéria, depois de novo, depois de praticar todas as dicas. Se você achar melhor, pode fazer outro dia, antes de começar um novo estudo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *