fbpx
Menu Close

Técnicas para Memorizar os Estudos

 

Estudar nem sempre é uma tarefa fácil, ainda mais quando já temos várias coisas na cabeça. A concentração e a memorização parecem quase impossíveis, mas pode ficar tranquilo, se você sente que isso está acontecendo, temos algumas dicas que podem te ajudar a passar naquela prova super importante e não esquecer mais o que foi estudado, quando for discutir o assunto.

 

Planejamento: muitas vezes a falta de planejamento pode atrapalhar a memorização. E claro, para começar um planejamento, nada melhor do que fazer um cronograma. Você deve participar como suas atividades, tanto estudantis como diárias, para analisar quanto tempo você tem livre para se dedicar aos estudos. Comece-o colocando suas prioridades, e um horário de produtividade maior.

 

A escolha do lugar: bom, estudar em um lugar barulhento, de baixa claridade, onde te remete ao descanso e não aos estudos, não vai ser uma boa opção. Opte por um lugar determinado apenas para estudar, longe de distrações.

 

Faça resumos: se você está buscando uma maneira de treinar a memória, fazer resumos é uma ótima opção. Vale lembrar que, os resumos não devem ser trechos copiados dos textos, e sim a interpretação do que foi estudado.

 

Faça apenas: além dos resumos, colocar em tudo o que você entendeu da matéria estudada, pode te ajudar a lembrar. As vezes os conteúdos são extensos, e até mesmo o Simplifique, isso pode ajudar. Utilize as chamadas mais importantes para criar os antigos.

 

Grave o que está estudando: talvez essa seja uma das formas mais fácil de memorização, depois de ler a matéria e fazer os resumos, grave com a sua própria voz tudo o que foi anotado. Você pode estudar através dessa técnica enquanto executa outras atividades.

 

Ensine outras pessoas: essa é uma ótima forma de você poder assimilar o quanto entendeu sobre matéria fornecida. Ao repassar o estudo para outra pessoa, você consegue analisar o que já aprendeu e o que precisa ser melhorado.

 

Pratique: não foque só na leitura, resolva questões relacionadas ao que você tem estudado. A pratica é uma ótima aliada.

 

Revise a matéria: você pode ter lido, praticado, feito resumos, e achar que está craque na matéria, você pode estar mesmo, mas nada melhor que dar aquela conferida, não é mesmo? Só para ter a certeza. Dê uma olhada na matéria, de novo, depois de praticar todas as dicas. Se achar melhor, pode fazer no outro dia, antes de começar um novo estudo.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *