É a área da comunicação que exige muita criatividade, além de conhecimentos em marketing. O objetivo do trabalho de um publicitário é fortalecer a imagem de uma marca e comunicar produtos, ideias e projetos. O publicitário realiza campanha e estratégias de vendas. Entre suas atividades também estão a escolha de logotipo e escolha de veiculação. O profissional pode trabalhar com autônomo, em uma agência de publicidade, em setores de marketing e comunicação e vendas de empresas privadas. Após o lançamento da campanha, ele avalia o impacto exercido sobre o consumidor. ”No caso de mídias impressas e digitais, definem-se características como o tamanho e formato do anúncio, qual a página (de revista ou jornal) que será impresso, etc. No caso de propagandas na TV ou no rádio, é importante definir o horário, canal e também durante qual programação o comercial será veiculado.”
Áreas que o publicitário pode atuar
Atendimento
É o primeiro contato com entre o cliente a agência. O objetivo dessa atividades é entender as necessidades do cliente, como: qual produto ele quer vender, qual o objetivo da campanha. Além do produto, conhecer bem a marca é uma das tarefas.
Planejamento
Após estabelecer os objetivos da campanha, o planejamento tem como princípio estabelecer as estratégias de campanha, qual abordagem, o que será comunicado e como.
Mídia
é a área que faz negociações de veiculação, escolhe o melhor meio para transmitir a campanha, a duração e número de inserções.
Criação
É o departamento que define todo o visual de campanha e confecciona as peças publicitárias, definindo as imagem e as ordens que elas aparecerão. O processo de criação envolve também a produção de jingles, a redação do conteúdo a ser exposto e a criação das falas no caso de campanhas para rádio ou televisão.
Pesquisa
O profissional precisa executar um processo de pesquisa, começando pela problemática
até a análise de resultados. O objetivo da área é a coleta de informações dos indivíduos através de questionários e coletas de dados. Esse processo é muito utilizado para reconhecimento de marca, clientes em potencial e pontuais ( compradores e possíveis compradores)
Social Media
A internet está com tudo, então, o profissional é muito importante para geração de conteúdos e interação com o público, seja ela ativo ou não. Ele é quem cria, planeja, posta, e analisa e faz tudo acontecer. Seu meio de trabalho está em redes sociais, blogs e sites.
Mercado de Trabalho
Regulamentada pela lei 4.680, de 18 de junho de 1965. Para exercer a profissão de publicitário é necessário ter o diploma de curso superior, reconhecido pelo MEC. Quem tem o sonho de exercer a profissão precisa ter um diferencial para se destacar do mercado, uma vez que, a concorrência é grande. Publicitários podem trabalhar em:
- Agências Publicitárias;
- Empresas Prestadoras de Serviço;
- Empresas Privadas;
- Consultoria;
- Organizações Não Governamentais;
- Setor Público e outras.
Salário conforme porte da empresa
fonte: segundo Educamais e SINE – Site Nacional de Empregos
Algumas matérias em Publicidade e Propaganda
- Atendimento Publicitário
- Sociedade e Consumo
- Interpretação de Texto
- Redação Publicitária
- Direção de Arte
- Planejamento de Mídia
- Fotografia
- Pesquisa de Mercado
- Marketing
- História da Arte
- Legislação Publicitária
- Gerenciamento de Marcas
- Produção Gráfica
Laboratórios de Publicidade
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- Laboratório de Edição
- Laboratório de Fotografia
- Agência Experimental de Propaganda
- Laboratório de Informática
- Laboratório de Design Gráfico