fbpx
Menu Close

Brasil: Abandono e Evasão Escolar

Brasil tem quase 25 milhões de pessoas que interromperam os estudos. Várias são as causas que levam os alunos a isso. Algumas delas são:

 

Acesso limitado: a falta de acesso e a dificuldade de chegar até as escolas é um grande problema de vários estados brasileiros. Quando falamos de áreas rurais e periferias urbanas, a falta de vagas nas proximidades e até a inexistência de escolas, dificulta o ingresso de alunos na escola. Muitos casos em cidades com poucos habitantes o acesso a escola se da por rios, o que torna praticamente impossível e difícil que pessoas frequentem a escola de forma humanizada. O governo precisa investir em ampliações de escolas e transporte escolar, conforme cada cidade necessite. A educação à distância poderia ser uma opção, mas infelizmente, graças a desigualdade social, muitas famílias não possuem acesso a internet.

 

Necessidade especial: mais de 5% dos alunos deixam de frequentar a escolar por suas limitações, sejam elas físicas, por deficiência, por doenças graves (crônicas ou contagiosas). Muitas escolas não são adaptadas para as necessidades especiais que os alunos venham a ter. As escolas precisam criar adaptações, recursos multifuncionais em sala de aula e formar professores para o atendimento integrado, para que todos possam ingressar na escola e que não haja o sentimento de diferença entre os alunos. Que todos possam se sentir parte daquilo que fazem.

 

Mercado de trabalho: infelizmente a desigualdade no Brasil é muito grande, muitos jovens quando chegam na idade que podem trabalhar, optam, pela necessidade em abandonar os estudos para trabalhar, já que muitas vezes conciliar os dois pode ser muito difícil. Entrar no mercado de trabalho, é um dos itens de maior parcela para o abandono dos estudos. Os jovens com 17 anos ou mais são os que mais saem da escola por esse motivo.

 

Reprovações: esse é um dos motivos que mais causam o abandono escolar. Todo ano, 1,2 milhões de jovens repetem a série, o que podem causar um grande impacto negativo na vida do estudante. O jovem começa a se sentir incapaz e a desmotivação acontece. Achando que não vai conseguir ou tendo em mente que tentar de novo é uma perda de tempo, o aluno não volta mais para a escola.

 

Violência: muitas pessoas ainda não entendem o tamanho do problema que é uma pessoa sofrer de forma física e psicológica na escola. O ambiente que deveria ser de aprendizagem, crescimento e segurança, se torna insuportável e pode sim, fazer com que o aluno crie traumas e não queria mais estudar na escola atual, como tenha medo de mudar para uma outra e o problema se repetir. Quando isso acontece, é necessário que tanto os pais quanto a escola tomem providência, para que a vida escolar da criança e adolescente não seja interrompida.

 

Qualidade da educação: talvez a questão escolar seja um cultura brasileira. Muito estudantes não acham relevância nos conteúdos ensinados e não entendem a importância na aprendizagem, o que os levam a abandonar os estudos e optar por fazer outras coisas. Tudo o que é ensinado na escola é de importância para algum campo e momento de nossas vidas. É interessante que as escolas tentem adaptar os estudos e tentar ensinar de forma mais prática e divertida, saindo daquela teoria que sempre vimos. Assim a escola conseguiria mostrar aos alunos que tudo que é ensino é essencial para suas vidas.

 

Gravidez e maternidade: Uma pesquisa de 2016 feita pelo MEC, OEI e Flacso revelou que 18% das meninas que pararam de estudar teve a gravidez como principal motivo. Essa é uma parcela significativa de retirada das jovens mães das atividades escolares. Muitas vezes o apoio é concedido da família, para que elas possam terminar seus estudos, infelizmente isso não acontece com todas, por vários motivos. É muito necessário ter adaptações para que as mamães se sintam acolhidas e que consigam terminar seus estudos.

 

Atividades ilegais: envolvimento com coisas ilícitas dificulta muito o acompanhamento e a frequência escolar. Algumas ações preventivas e educativas, que informem os problemas agravados do envolvimento em atividades de risco, junto a repressão inteligente, são opções que podem solucionar o problema.

 

Independente do tempo e do que te levou a não terminar o estudo, saiba que nunca é tarde demais para recomeçar. Você merece o melhor, sempre!

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *