fbpx
Menu Close

Tudo Sobre o EJA

Vários são os motivos que levam as pessoas a abandonar os estudos quando jovens, e a desigualdade é um deles. Voltar a estudar não é apenas uma ajuda para uma recolocação no mercado ou uma melhor posição no trabalho atual, como traz um orgulho próprio, além de melhorar o convívio social. Conforme os anos passam, as pessoas sentem necessidade de voltar aos estudos. Há quem acredita que existe uma idade certa para a recuperação de estudos, mas isso não é verdade. Se você sente que seu momento chegou, apenas avance.

O EJA, que antes era chamado de supletivo, é uma das possibilidades para a certificação do ensino. O programa de visto ou acesso à educação de jovens e adultos.

 

O que é EJA?

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma forma de ensino criada pelo governo federal que passa por todos os níveis da Educação básica do país e é destinada a jovens, adultos e idosos que abandonaram os estudos ou não tiveram a educação na escola convencional na idade apropriada.

O EJA permite que o aluno retorne à sala de aula e conclua os estudos em menos tempo, possibilitando sua certificação de conclusão para obter melhores oportunidades no mercado de trabalho. O objetivo principal do programa é levar a educação a todos os níveis sociais.

O estudante pode escolher o ensino em duas categorias:

(EAD): o curso a distância é considerado mais flexível, feito através da internet ou com apostilas que são fornecidas pela instituição de ensino.

Presencial: o aluno precisa frequentar as aulas, normalmente no período noturno.

O programa é dividido em duas etapas, ensino fundamental e médio.

EJA Ensino Fundamental: jovens a partir de 15 anos que não conseguiram concluir o Ensino Fundamental, isto é, uma etapa entre o 1º e o 9º ano. Nesta fase, são inseridas no processo de ensino-aprendizagem, estimulando novas formas de aprender e pensar. O tempo médio de conclusão é de dois anos.

EJA Ensino Médio: direcionado aos alunos maiores de 18 anos, que retoma os estudos a partir do Ensino Médio. Concluindo a Educação Básica, prepare os estudantes para ingresso em universidades, incluindo vestibular e Enem. O tempo médio de conclusão é de dois anos.

Matérias ensinadas no EJA

Ensino Fundamental: Língua Portuguesa, Ciências, Matemática, Inglês, Artes, Educação Física, História e Geografia.

Ensino Médio: História, Sociologia, Filosofia, Língua Portuguesa, Inglês, Artes, Educação Física, Ciências, Matemática, Química e Física.

EJA no CEPU

Você pode iniciar o curso em qualquer mês. Cada série possui uma duração mínima de 6 meses.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *