Menu Close

Saiba diferentes formas de exercitar o cérebro no dia a dia

Assim como o corpo, o cérebro também precisa ser constantemente estimulado com exercícios e hábitos saudáveis. É necessário manter esse órgão tão importante saudável para poder lembrar, aprender e memorizar as coisas com mais facilidade. A diferença pode ser vista principalmente nos estudos, em que um cérebro mais afiado produz muito mais, o que acaba sendo comprovado no desempenho em provas e testes.

Faça exercícios de raciocínio

Realizar atividades, mesmo que simples, ajuda a trabalhar a memória, a atenção e o raciocínio lógico. Um exemplo de exercícios que podem ser achados facilmente e atendem a esse propósito é as palavras cruzadas e o quebra-cabeças. Na internet também é possível encontrar uma variedade de exercícios, fazendo com que você possa escolher aquela que se encaixa melhor com sua preferência.

Fuja da rotina

Seguir um percurso diferente para o trabalho ou para a escola ativa regiões do seu cérebro, como o córtex e hipocampo, que são responsáveis pela sua cognição, ou seja, pelo processamento e integração de várias informações na sua mente. Fazer coisas diferentes a cada dia também atinge esse propósito, afinal, você passará a ter novas informações e pequenos desafios.

Melhore sua qualidade de vida

Se alimentar bem, com alimentos ricos em sais minerais, como sementes, grãos e folhas verdes, são fundamentais para que o sistema nervoso funcione e se comunique adequadamente. Praticar exercícios físicos e cuidar do humor também é essencial, já que a saúde do corpo, o stress e a depressão são problemas diretamente relacionados à saúde psicológica. Dormir bem é mais um fator que favorece o cérebro. O sono ajuda a memorizar tudo o que você aprendeu e a se preparar para o próximo dia.

Leia o máximo que puder

A leitura é um ótimo exercício para o cérebro. Você pode escolher ler jornais, revistas ou livros, mas tenha em mente que quanto mais desafiador for o texto mais treino você dará ao seu cérebro. Como qualquer exercício, comece devagar e vá aumentando a dificuldade aos poucos. Escrever também é uma atividade que ajuda a desenvolver o pensamento e o raciocínio. Você pode escrever histórias inventadas, sobre assuntos de temas importantes ou sobre coisas que aconteceram com você.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *