Menu Close

Dicas para dar aulas on-line

O ensino EAD está cada vez mais presente no último ano, fazendo com que a maioria dos educadores tenham que se adaptar a esse novo formato. Isso se dá tanto para aulas acadêmicas quanto para cursos de graduação e outros tipos de aulas como de inglês ou de violão, por exemplo. Caso você seja um professor e precise se moldar às novas plataformas, separamos algumas dicas que serão muito úteis para você:

Aprenda a usar as novas tecnologias

Nos tempos atuais as pessoas se tornaram mais dependentes da tecnologia, principalmente devido ao fato de muitas coisas estarem sendo feitas de dentro de casa, tanto o trabalho quanto as aulas. Para que as aulas continuem tendo qualidade, os professores precisam estar por dentro das novas plataformas. Ao expandir seus horizontes, é possível utilizar mais ferramentas, atender melhor os alunos e aproveitar de diferentes mídias e conteúdo online.

É possível estudar as novas tecnologias através de cursos online e testando por conta própria as ferramentas que têm interesse. Você pode começar aos poucos, com um material mais iniciante, e ir evoluindo de acordo com seu objetivo. Vale lembrar que é cada vez mais importante saber utilizar essas ferramentas, por isso, tenha foco e determinação, que terá bons resultados em qualquer área.

Ofereça conteúdos dinâmicos e atrativos

Não basta dar aulas online que tenham o mesmo aspecto das presenciais. Ao mudar de ambiente, também é preciso utilizar métodos diferentes para atrair a atenção dos alunos. Utilizar plataformas que possibilitem esse dinamismo faz com que os alunos não fiquem desmotivados e aprendam mais.

O ideal nesse caso é oferecer diferentes formatos de conteúdos, oferecendo tanto tópico escrito quanto em imagem e vídeo, além de links e materiais rápidos de serem acessados. As características mais atrativas dos cursos EAD estão na rapidez e na praticidade, portanto, não utilize vídeos ou textos muito longos.

Dedique seu tempo

Todos sabem que ser professor não é fácil, mesmo utilizando o formato Ead. Ainda que o tempo de locomoção até a escola ou faculdade seja poupado, você ainda precisará separar um tempo para aprender ou melhorar suas habilidades nas plataformas on-line. Também terá que fazer um planejamento das atividades do curso e manter um cronograma diferenciado. Portanto, precisará ter ainda mais dedicação e tempo disponível para mudar os métodos de ensino. O lado bom é que poderá fazer isso no conforto da sua casa.

Tenha um cenário e equipamento adequados

Não é preciso investir muito dinheiro em um cenário profissional para ambientar seus vídeos ou fazer as chamadas on-line. Entretanto, a qualidade das aulas aumenta quando elas são realizadas em um ambiente com uma boa iluminação e um fundo atrativo. Para isso, procure ambientes com luz natural e sem muitos objetos ou bagunça atrás que possam tirar a atenção de você. Um local limpo, claro e neutro torna as aulas mais interessantes, assim como recursos visuais que podem ser slides ou mapas, por exemplo.

Em relação aos equipamentos, é bom que você tenha ao menos o básico para gravar, editar e postar os vídeos ou as imagens. Entre eles estão uma boa câmera ou webcam, microfone de lapela, um tripé, e um notebook ou computador que tenha uma boa conexão com a internet.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *