fbpx
Menu Close

Como Conciliar Trabalho e Estudos

Trabalhar e estudar não é uma tarefa fácil, ambos consomem energia e demandam tempo. Mas, com dedicação é possível conciliar as tarefas e se sair muito bem, já que o final é bem compensatório. Algumas dicas e mudanças de hábitos podem te ajudar a fazer isso com êxito.

Evite procrastinação

Não deixa suas tarefas para a última hora ou sempre para depois. O tempo de quem trabalha e estuda geralmente é cronometrado, visto que há outras tarefas a serem feitas no dia a dia. Então, se você tem o costume de abrir as redes sociais, mesmo que seja pouco, durante essas tarefas, tente mudar o mais rápido possível. Isso é procrastinar e essa atitude pode fazer com que você não trabalhe e nem estude direito.

Tenha uma rotina 

Planejar a rotina é uma ótima forma de não se perder nos assuntos e tarefas que você precisa executar. Uma agenda ou planilha, podem te ajudar a se organizar. Elabore um cronograma com as suas atividades, desde as mais simples até as mais complexas e importantes. Não se esqueça de colocar suas prioridades, para que seus assuntos não virem urgentes e te demandem mais tempo do que você possa ter, a final, imprevistos acontecem. Pense nisso.

Divida suas tarefas

Se você tem dois livros para ler ou cinco capítulos para estudar, o ideal é que você divida essa grande tarefa em itens menores. Nesses casos, você pode diluí-la em vários dias, como lendo algumas páginas por dia ou estudando um capítulo a cada 3 ou 4 dias.

O mesmo vale para o trabalho: se você tem um grande projeto pela frente, divida-o em tarefas menores e mais simples para que você possa ir cumprindo aos poucos.Esse tipo de estratégia é especialmente útil quando se tem projetos diferentes para entregar na mesma data.

Desenvolva o melhor método para você

Tudo na vida são tentativas, estudar e trabalhar é uma delas. Planejar e executar são manobras que fazemos tentando algumas alternativas. Faça testes para saber qual a melhor forma e o que será mais produtivo para você. Você pode tentar resumos, memorização, gravar seus estudos com a sua própria voz e ouvir durante sua locomoção entre trabalho e escola/faculdade. Ao fazer isso, você vai precisar de menos tempo para aprender o mesmo conteúdo e vai conseguir a tão sonhada conciliação.

Esteja preparado para a ausência em eventos pessoais

Você já se planejou, criou um cronograma, entendeu seu melhor método de estudo. Por mais coisas que você queira fazer, estamos limitados às 24 horas existentes no dia. Não se culpe nem se preocupe por não conseguir fazer sempre tudo, isso é super normal. Infelizmente as obrigações em nosso ambiente de trabalho e estudo não são uma opção e devem ser cumpridas. Isso significa que, eventualmente, seus amigos estarão curtindo um churrasco ou uma festa que dura até de manhã e você estará em casa adiantando projetos do trabalho ou estudando para uma prova importante. Esteja preparado para dizer não e abrir mão de algumas coisas que você gostaria de fazer. Claro que não será sempre, mas eventualmente necessário.

Corrija os problemas

Como já foi dito, imprevistos acontecem e eles podem atrapalhar parte do seu cronograma. Corrigir um problema assim que ele aparece é super importante. Como os dias nem sempre são calmos e tudo dá certo, esteja preparado para possíveis ocorrências pelo caminho. Uma forma de amenizar a situação é sempre conferir suas atividades. Você pode utilizar um post it, que te ajudará a não esquecer tarefas importantes.

Tenha um tempo para si

Há uma vida para se viver, além da conciliação de estudos e trabalho, não se esqueça de você. Tire um tempo para fazer as atividades que sente prazer e estar com as pessoas que mais gosta. Usar seu tempo para descansar ou assistir um filme é muito bom também. Você não precisa esperar o final de semana para isso. No seu cronograma, sempre coloque um tempo livre para você fazer o que quiser, ainda que seja por poucos minutos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *