fbpx
Menu Close

Benefícios de Voltar a Estudar na Terceira Idade

Voltar para a sala de aula permite que os mais velhos aprendam coisas novas. Estudando suas atualizações, eles definem a ver o mundo de uma maneira diferente, tornando-os mais seguros de si.

Eles se sentem mais valorizados, lembram que são capazes de fazer o que quiserem. O desenvolvimento intelectual é uma ferramenta importante para lidar com este processo de envelhecimento – diz Rose Soares, gerontologista e coordenadora da Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati-Unisuam).

Munir o cérebro de novas informações não eleva apenas grau de conhecimento, mas previne demências.

Benefícios

Prevenir doenças : com a estimulação constante do cérebro em aprender coisas novas, uma chance de desenvolver algumas doenças são reduzidas.

Melhora na socialização: é uma ótima forma de aliviar a solidão. Socializar não pode ser fácil no começo, mas há grandes chances de ampliar o grupo de amizades com o passar do tempo. O convívio com diferentes idades traz benefícios para todos.

Autoestima elevada: felicidade e realização podem ser proporcionadas ao voltar a estudar. Isso faz com que o idoso fique mais motivado a continuar.

Vida nova: um novo sentido na vida também pode ser proporcionado. Temos aquela cultura que conforme a idade chega devemos descansar. Alguns idosos entram em depressão pelos desejos e objetivos não existirem mais. Não podemos esquecer que sempre há tempo para fazer coisas incríveis para si.

Independência: com a confiança de poder fazer mais, os idosos deixam de precisar de outras pessoas para algumas atividades.

Vida renovada: Agregar conhecimento ajuda os idosos a pensarem em novas soluções e problemas. Ao saírem de suas casas, os idosos estabelecem uma rotina a ser cumprida diariamente pelo corpo, tornando-o mais ativo e saudável.

Realização profissional: em algum momento de suas vidas, muitos precisam abrir mão de seus sonhos para se dedicar à família e filhos. Com a chegada da aposentadoria, o idoso consegue voltar aos estudos com mais calma e foco.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *