fbpx
Menu Close

Aula 3 - Como se portar em uma entrevista de trabalho

De repente você foi convidado para uma entrevista de emprego e está se questionando em como se comportar da melhor maneira, para que suas chances de ser contratado sejam maiores. Nessa aula reunimos diversos passos, para que você possa seguir e ir confiante na sua próxima entrevista de emprego.

1. Durme e se alimente bem

Possa parecer algo sem sentido, mas imagine que você está com tanto sono que o seu foco durante a entrevista se perde com facilidade? Ao ponto de você perder alguma pergunta que o entrevistador fez. Ou se você comeu uma feijoada maravilhosa e logo depois foi fazer uma entrevista e o seu estômago só consegue pensar em banheiro, consequentemente você só consegue pensar em banheiro. É algo simples, que pode passar despercebido, porém pode te perjudicar muito na sua entrevista, pois o seu foco estará em outro lugar. Logo, durma bem e se alimente de maneira leve, com certeza isso vai te prevenir de possíveis saias-justas.

2. Pontualidade é o primeiro critério

Com antecipação verifique a melhor rota para chegar ao local e, de preferência, saia com antecedência, mesmo que você tenha que ficar esperando, é muito melhor chegar antes do que depois. Caso algum imprevisto aconteça durante a sua ida, informe a empresa do atraso e verifique se eles podem esperar, caso não seja possível tente remarcar para outro dia. Contudo, é imprescindível que você se mostre interessado na vaga, uma vez que se você chegar atrasado sem explicações ou avisos pode parecer que seu interesse é praricamente nulo, eliminando qualquer chance de ser contratado.

3. Vista-se de maneira adequada

Dependendo da sua área, depende muito a melhor maneira de se vestir. Mas existem algumas maneiras de escolher uma roupa e sapato que vão te ajudar e não atrapalhar. Escolha peças confortáveis, que não obriguem a você ficar fazendo ajustes a todo o momento. Utilize uma roupa mais formal, uma camisa de cor sólida, uma calça social preta e um sapato com salto não muito alto (para mulheres) ou um sapato social (para homens) pode ser a melhor jogada. Não precisa ser chique e nem caro. O entrevistador não vai ligar para isso, mas vai perceber se você estiver desconfortável com a sua roupa. 

4. Cuidado em todos os momentos

Trate todos com respeito e atenção, desde a recepção até o entrevistador, isso pode parecer óbvio, mas até mesmo brincadeiras podem soar desconfortáveis ou até mesmo ficar muito rigído em todos os momentos vai transmitir a sensação de que você está muito nervoso, que nem sempre é bom.

5. Comunique-se formalmente e profissionalmente

Fazer brincadeiras com seu entrevistador ou falar como se fosse seu melhor amigo, por mais extrovertido que você seja não é recomendável. Esse é um momento que você está sendo avaliado e você não possui intimidade com quem está conversando, logo não sabe o que ele prefere ou não. Opte pelo neutro, seja profissional e simpático.

6. Leve o currículo e uma caneta

Pode não ser requisitado, mas é sempre bom. Poupa tempo e a necessidade de ficar pedindo algo. E o melhor é que vai transmitir que você é alguém preparado e dependendo da vaga, pode ser um ponto levado bastante em consideração.

7. Domine suas experiências e tudo que você colocou no seu currículo

É óbvio, mas importante. Saiba tudo que você colocou no seu currículo de ponta a cabeça. Tenha tudo na ponta da língua, essa preparação deixará você mais confiante, pois as peguntas dos entrevistadores tendem a ir para o lado de experiências. Você não lembrar ou parecer confuso vai transparecer que está mentindo, o que não é uma boa ideia em nenhuma hipótese!

8. Olhe nos olhos e desligue o celular

Preste atenção, tente olhar nos olhos do entrevistador e deixe seu celular no silencioso, modo avião ou desligado. Esse é um momento para estar bastante focado e essas duas atitudes podem garantir que você mantenha toda a atenção naquele momento.

9. Seja objetivo, confiante e cuide com a ansiedade

Para aqueles que sofrem bastante com a ansiedade, essa pode ser uma tarefa quase impossível, mas antes de ir à entrevista descubra uma maneira, mesmo que funcione por um período curto para se manter mais calmo. Vale pensar em situações aleatórias, ou imaginar que aquilo não é importante (mesmo sendo!). O que vale é você tentar diminuir a carga emocional e ir mais relaxado. Seja confiante nas suas repostas, tenha orgulho das suas conquistar adquiridas e tente não se extenso, sem deixar o entrevistador falar. Parece impossível alcançar tudo ao mesmo tempo, mas com calma você consegue!

10. Seja você

O que a empresa mais deseja saber é: quem você é? Obviamente não de maneira completa, mas tentar entender suas características para identificar se o seu perfil se encaixa com o da empresa. Logo, seja você, seja autêntico. Isso conta muito numa entrevista e é possível de ser detectado. E é o melhor que você pode fazer. E caso você não passe, não vai achando que foi tudo sua culpa, às vezes você fez tudo certo, mas seus objetivos e os objetivos da empresa podem ser diferentes. Logo, fique tranquilo pois sempre temos outras chances!

Espero que tenham gostado dessa aula! Ainda vão ter mais duas aulas antes do teste! Não percam o ânimo e você ganham uma bolsa de 50% no CEPU! 

Até a próxima aula!