fbpx
Menu Close

Aula 1 - O que você quer fazer?

Após você terminar seus estudos, já sabe qual caminho vai trilhar? Concluir o ensino fundamental e médio já pode ter sido uma grande vitória na sua vida, ou poderá ser uma grande vitória, contudo existem outras milhares de perspectivas que se abrem e que podem te levar a boas chances no mercado de trabalho.

Nessa aula vamos abordar um pouco sobre vocação e os diferentes tipos de faculdades e cursos técnicos. Vamos lá!

 

Você está em dúvida?

Existem milhares de cursos e com os cursos à distância, as faculdades baratearam suas mensalidades e propagam novas bolsas de estudo, facilitando ainda a entrada dos alunos. Ou seja, a universidade pública está deixando de ser a única opção de faculdade e o número de oportunidades está aumentando. Junto com as oportunidades, muitos ficam em dúvida sobre qual curso vão realizar, outros desejam mudar de carreira, mas não sabem qual estilo de faculdade escolher.

Abaixo vamos dar dicas para descobrir sua vocação e vamos fornecer alguns links de bons testes vocacionais.

  1. Autoconhecimento.

Você já fez perguntas importantes para você mesmo? Antes de pensar nos cursos que você já tem em mente, seja honesto com você mesmo e tenha certeza daquilo que te move, quais são princípais princípios, o que é importante e o que te anima só de pensar em fazer. Faça uma lista com coisas que você não pode abrir mão de maneira nenhuma, pois o seu curso e o mercado de trabalho dessa área devem fornecer tudo o que sua lista possui ou chegar ao máximo de itens possíveis. Pois se você abrir de algo muito importante para você facilmente você ficará frustado. 

2. Pesquise a carreira e perceba como o mercado de trabalho está atualmente

Dependendo da área que você vai escolher pode estar muito saturada de profissionais tentando fazer o mesmo ou estar faltando profissionais. Então verifique e pesquise, se possível agregue uma área em outra, como exemplo, você pode se tornar especialista em Marketing dentro da Gastronomia e unificar duas possibilidades em um lugar só. E se possíve, converse com quem já está trabalhando na área desejada, perceba como é a rotina desse profissional, quais são os horários de trabalho e se foi fácil ou difícil obter um emprego. 

3. Utilize seu hobby

Se você possui um hobby que nunca deu muita atenção, mas adora fazê-lo, pense que isso pode se tornar uma profissão. Não há nada melhor do que realmente gostar no que você trabalha. Verifique a possibilidade e acredite que é possível trabalhar nisso. E mesmo que não seja uma profissão tradicional.

4. Mude se for necessário

Se você está frustado no seu atual trabalho e deseja fazer outra coisa logo mas possui medo, saiba que a mudança é a melhor opção. A maior parte dos nossos dias são gastos em nossos trabalhos e se sentir frustado e mal aonde você está vai lhe ocasionar diversos males, interfirindo até mesmo na sua saúde. Nunca é tarde demais para mudar e nada é impossível.

Quer fazer um teste vocacional? Aperte no botão abaixo, é bem simples e rápido de ser feito:

 

Bacharelado, Tecnólogo ou Técnico?

Depois de ter escolhido seu curso, você vai chegar em outra questão muito comum. Eu devo fazer faculdade ou curso técnico. Ou qual a diferença entre bacharelado ou técnologo? 

Assita o vídeo abaixo e tire suas dúvidas:

 

Nossa primeira aula terminou. Aguarde o próximo e-mail com a próxima aula. 

Bons estudos!