fbpx
Menu Close

Reforço de Histórias: Fatos Brasileiros em Ordem Cronológica

1500 – Descobrimento do Brasil

No dia 22 de abril de 1500, Pedro Álvares Cabral desembarca em território brasileiro. O ano foi marcado pela chegada dos portugueses. A ideia da viagem era estabelecer território para as viagens às Índias. O momento foi um marco após as grandes navegações (século XV), onde espanhóis liderados por Cristóvão Colombo, e portugueses, pioneiros nas viagens nos oceanos, embarcavam para conquistar o oriente, chegando a América, uma terra nova.

1534 – Divisão do Brasil em Capitânias Hereditárias

O sistema hereditário é um sistema administrativo implantado pela família real portuguesa no Brasil em 1534. O território brasileiro pertencia a Portugal, foi dividido em várias terras e concedido aos nobres de confiança do rei D. João III (1502-1557). Eles podem ser passados ​​de pai para filho, por isso são chamados de hereditários. O objetivo principal é expandir a colônia e dividir a administração da colônia. No entanto, o título hereditário teve vida curta e foi abolido dezesseis anos após seu estabelecimento.

1549 – É fundada Salvador, uma sede do Governo Geral

O Governo Geral foi criado por Portugal em 1548 com o objetivo de centralizar ainda mais uma administração colonial. A sua implementação foi acompanhada pela encomenda de construção de uma capital para a colônia. Dessa ordem surgiu a cidade de Salvador, no estado atual da Bahia. Entre os anos de 1549 e 1572, o Brasil teve três governadores-gerias :: Tomé de Sousa, Duarte da Costa e Mem de Sá. Depois disso, nasceram dois Governos, um no Norte e outro no Sul. Nesse período vários aconteceram parte da administração colonial: construção da nova capital, pacificação dos povos indígenas, expulsão de estrangeiros. Jesuítas chegam ao Brasil nessa época, sob a liderança de Manuel da Nóbrega.

1763 – Rio de Janeiro se torna a sede do Vice-Reino do Brasil

Em 31 de agosto de 1763, o reino português, determinou que a capital do então Vice-Reino do Brasil foi transferida da cidade de Salvador para o Rio de Janeiro. O período ficou conhecido como pombalino. Quem promoveu a reforma foi Sebastião José de Carvalho e Melo, primeiro-ministro português, denominado posteriormente Marquês de Pombal, escolhido para o cargo em 1950 pelo rei D. José I. As reformas do Marquês de Pombal visavam a reconstrução e reorganização do reino português . O Brasil, que ainda era colônia de Portugal, tinha sua economia baseada em açucar e ouro. Salvador era o principal porto exportador de cana-de-açúcar do Brasil. Com a descoberta de ouro em Minas Gerais, o eixo econômico se deslocou. O Rio de Janeiro tornou-se tornado o principal porto de escoamento de pedras preciosas. Assim,

1789 – Inconfidência Mineira

A Inconfidência Mineira, também chamada de Conjuração Mineira, foi uma tentativa de revolta abortada pelo governo em 1789, em pleno ciclo do ouro, na então capitania de Minas Gerais, no Brasil, contra, entre outros motivos, a execução do derramamento e a dominação portuguesa. Foi um dos movimentos sociais mais importantes da história do Brasil. Significou a luta do povo brasileiro pela liberdade, contra a opressão do governo português no período colonial.

1822 – Independência do Brasil

A independência do Brasil foi declarada em 1822 e este acontecimento está diretamente relacionado com acontecimentos iniciados em 1808, ano em que a família real portuguesa, fugindo das tropas francesas que invadiram Portugal, se mudou para o Brasil. A chegada da família real ao Brasil trouxe uma série de mudanças que contribuíram para o desenvolvimento comercial, econômico e, em última instância, possibilitaram a independência do Brasil. Com a chegada da família real, o Brasil experimentou, nos seus grandes centros, um grande desenvolvimento resultante de uma série de medidas implementadas por D. João VI, rei de Portugal. Instalado no Rio de Janeiro, o rei português autorizou a abertura dos portos brasileiros às nações amigas, permitindo o comércio entre brasileiros e ingleses como medidas de destaque na esfera econômica.

1824 – É criada primeira Constituição brasileira

A Constituição Política do Império do Brasil, comumente conhecida como Constituição de 1824, foi a primeira e única constituição do Brasil Imperial, bem como a primeira constituição a governar o território brasileiro (Portugal só adotou sua primeira constituição em 1822). Concedida pelo imperador D. Pedro I e válida até a declaração da república em 1889, esta Constituição foi a mais longa e estável do Brasil, marcada por peculiaridades como o Poder Moderador e sinceros esforços para a construção de uma sociedade progressista, estabelecendo o voto (indiretos e censitários) e direitos civis dos cidadãos. Segundo o consenso de historiadores e cientistas políticos, a Constituição de 1824 foi, em sua época, uma das mais liberais do mundo e talvez a mais liberal das Américas, com exceção da norte-americana.

1854 – Inauguração da primeira estrada de ferro e é fundado o novo Banco do Brasil

Com a Independência (em 1822) e a implantação posterior da estrutura política imperial no Brasil, um dos objetivos primordiais era o desenvolvimento da infraestrutura do país, ou seja, garantir meios para o material de progresso da nação, meios que promovessem uma integração do imenso território e conservar sua unidade. Ao longo do período imperial, muitas medidas foram recuperadas para esse fim pelo próprio poder político; outros preparados de prescrição médica, de aristocratas ligados à corte. Um dos principais nomes que contribuíram para o desenvolvimento da infraestrutura no Brasil foi Irineu Evangelista de Sousa (1813-1889), mais conhecido como Barão de Mauá.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *