fbpx
Menu Close

Dicas para Aperfeiçoar o Português

O português é o quinto idioma mais falado do mundo. O português é um dos idiomas mais difíceis do mundo, dizem os brasileiros. Com as novas regras de ortografia, ele parece ter se tornado ainda mais complexo. Não existe fórmula mágica para dominar a língua portuguesa. Dificuldades em entender gramática, produção de texto e interpretação são muito comuns.

Temos algumas dicas que ajudam a desviar os mistérios por trás da dificuldade no aperfeiçoamento do idioma, falado e escrito.

1. Leitura

Esse é o primeiro e mais importante passo para aprender a língua. Fica muito difícil de dominar o idioma quando você não é adepto ou não gosta de ler, mas também está ligado diretamente à construção e composição de texto, formas diferentes de escrita e gramática correta. Este processo segue a partir de nossa alfabetização, quando executa a leitura das letras e posteriormente as sílabas.

Leia sempre! Procure por gêneros que tenham acesso a atualizações e notícias atuais que estão acontecendo no mundo. Além de escrever bem, um posicionamento crítico sobre o que é fundamental é circular. Você pode optar por além de livros, ler revistas e jornais. A internet também é uma ótima ferramenta de estudo, mais usada nos tempos atuais. Se você souber procurar por fontes habilitadas, poderá criar muito bem.

Segundo professor de língua portuguesa, Noslen, ler uma única vez o texto não é suficiente. Já que assim como um filme, muitos detalhes podem passar batido da primeira vez que assistimos. ” Na segunda etapa, sua mente se abre para os detalhes de cada parágrafo. Durante a terceira leitura (sim, ela é necessária!), Você pode sublinhar como informações mais importantes, elas podem fazer chegar às entrelinhas, ou seja, mostrar as idéias subentendidas que apenas percebem uma boa interpretação. ”

2. Escrever

Algo que deve fazer tanto quanto ler. Não pense que grandes escritores não passam horas escrevendo e registrando suas histórias, este processo requer produção, correção e gravação. Hoje, nas escolas, é possível ver essa mesma produção, onde os alunos produzem textos que são trocados entre eles e corrigidos pelos mesmos, finalizando a correção do professor.

É muito importante ler um bom texto, com gramática perfeita e que saiba abordar seu conteúdo. Escrever pode dar muito trabalho, mas é gratificante no final.

3. Utilize o Dicionário

Algumas palavras são um mistério, não é mesmo? Quantas vezes você já ouviu alguém dizer uma palavra desconhecida em uma frase habitual? Conforme a tecnologia avança alguns hábitos antigos vão ficando para trás. O manuseio do dicionário físico é um deles, visto que, muitas crianças e adolescentes não sabem como faze-lo. Além disso, nem sempre utilizam as versões digitais, encontradas na internet. Procure por palavras novas, assim você sempre terá outras opções na sua escrita, muitas vezes, até mais elegante.

4. Hábito de Estudo

Disciplina para a aprendizagem é tudo. Criar o hábito de estudar vai te ajudar e muito. O primeiro passo é criar um cronograma, já que ultimamente todas as gerações andam muito ocupadas. O cronograma te ajuda a ser mais produtivo, colocando em ordem de prioridade suas tarefas diárias. Não se esqueça de escolher um horário em que se sinta mais produtivo para tal tarefa e a escolha do lugar para estudar também é muito importante.

5. Coesão Textual

Evite a repetição de palavras na escrita e na fala! Utilize a gramática a seu favor, fazendo substituições sempre que necessário. Você pode, por exemplo, substituir um substantivo por um pronome pessoal ou usar um pronome demonstrativo para resumir uma ideia que tenha acabado de mencionar. Tome cuidado com o uso exagerado de gerúndio e vícios de linguagem.

6. Novo Acordo Ortográfico

Atualmente, já é possível encontrar na web vários resumos que vão te ajudar a compreender o que muda e o que permanece intacto na língua portuguesa. Em suas atividades de escrita procure utilizar as novas regras, assim elas serão facilmente internalizadas.

7. Analise Conteúdos Antigos

Se você não sabe por onde começar, ou para no meio do caminho ainda, procure testar seu conhecimento. A internet é um campo muito elevado de notícias e conhecimentos. Procure por provas antigas para que você tenha uma base de como o processo funciona. Isso te ajudará na interpretação de texto, análise da gramática e produção de texto.

8. Não Desista

O esforço no poder de mudar o nosso destino. Com organização, vontade e motivação podemos chegar onde quiser. Não duvide e nem desista de você. Tenha sempre o pensamento positivo e força de vontade para atingir seus objetivos. Quando a gente começa pelos pequenos atos, logo atinge os grandes.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *