Menu Close

6 passos para criar e manter uma rotina de estudos

A rotina de estudos funciona como um guia para que o estudante possa transformar o aprendizado em um hábito, buscando atingir diferentes objetivos. Ela pode se utilizar de diferentes ferramentas e técnicas, de acordo com o perfil do estudante. A rotina precisa ser planejada, observando as necessidades de cada um, o tempo disponível e os materiais necessários.

A importância da rotina de estudos está no fato de tornar possível que você aprenda cada vez mais de forma fácil e prática, separando poucas horas do dia a dia. Outras vantagens estão no aumento da concentração, da produtividade e um maior aproveitamento do tempo livre.

Lembrando que uma nova rotina pode demorar mais ou menos tempo para ser realmente instaurada no dia a dia de uma pessoa, dependendo muito do perfil de cada um. Geralmente, este tempo leva de 20 a 90 dias.

Veja como elaborar uma rotina de estudos que vai se adequar às suas necessidades e produzir resultados.

Defina seus objetivos

Cada pessoa pode ter um objetivo diferente para iniciar uma rotina de estudos, entre eles passar em um concurso, no vestibular, fazer um curso profissionalizante ou aprender uma nova língua, por exemplo. Independente do motivo, é importante definir bem seu objetivo final, escrever em um lugar, e colocá-lo à vista. Isso irá te ajudar a definir prazos e os melhores métodos, além de também aumentar sua motivação para definir e manter a rotina.

Avalie seus horários

Para dar início a qualquer rotina é preciso se autoavaliar, entender seu perfil e o que é melhor para você. Um dos principais fatores está no relógio biológico, existem pessoas que são matutinas e produzem mais de manhã, e outras que já produzem mais no período da tarde ou da noite. Saber qual horário você irá render mais é um bom início para realizar o plano de estudos e para conciliar seu tempo com as suas outras atividades como o trabalho, as aulas e os momentos de lazer.

Lembre-se também de definir quantas pausas você fará, e o tempo de cada uma. Fazer pequenas pausas ajuda na concentração e na memorização. O número e período que terão dependerá do tempo que estará reservado para os estudos, podendo ser, por exemplo, um intervalo de 15 minutos a cada 30 minutos estudando, sem interrupção.

Escolha um local confortável e calmo

Quando falamos de rotina, é recomendado seguir o mesmo padrão ao longo dos dias, isso vale também para o local em que você irá realizar os seus estudos. É importante escolher um ambiente que seja calmo e silencioso, para que o momento de estudo seja mais proveitoso, afinal, ninguém consegue prestar atenção com muito barulho e distração. Você também deve pensar no conforto, estar confortável enquanto estuda é outro fator que ajuda na concentração. Defina o que estará no seu ambiente de estudos, organizando previamente os livros e eletrônicos que irão te auxiliar no processo.

Divida o conteúdo e as disciplinas em um cronograma

Mesmo que você estude todo dia, com horários já definidos, também é preciso pensar no conteúdo que será aprendido. Estudar seguidamente sobre um mesmo assunto pode levar ao cansaço e à falta de atenção. Logo, faça um cronograma e defina qual tema ou disciplina será abordada em cada dia.

Em estudos para concurso e vestibular, por exemplo, existem as disciplinas já conhecidas como matemática, história e português, por exemplo. Já ao aprender uma nova língua ou uma determinada área profissional, pode-se realizar a separação de acordo com os temas que existem dentro do material. A criação do cronograma também permite que a pessoa priorize os assuntos mais importantes, que são mais urgentes e trarão um peso maior no objetivo final.

Escolha um método de estudo

Todos percebem ao longo do tempo que aprendem melhor com certos métodos de estudo. Existem aqueles que são mais visuais, outros que são teóricos. Logo, veja os formatos disponíveis e priorize aqueles que você aprende com mais facilidade, como livros, aulas práticas, vídeos ou escrita, por exemplo.

Acompanhe seu desempenho

Acompanhar o desempenho ao se fazer uma rotina de estudos é essencial por vários motivos. Ao fazer simulados, testes e exercícios e depois comparar seus resultados, você consegue avaliar como está o seu desempenho e saber se os métodos e cronograma que escolheu estão funcionando. Além de medir seu conhecimento, isso também permite que você saiba quais temas já está mais avançado e quais precisam de uma atenção maior.

Ao analisar sua rotina de estudos e saber se está no caminho certo, não se esqueça de comemorar as vitórias, ainda que pequenas. Respeite seu tempo e tenha seu próprio reconhecimento pelos bons resultados, assim, se sentirá mais animado e motivado a continuar com os estudos.

 

Vale lembrar que é normal sair da rotina algumas vezes. Imprevistos acontecem, mas, ainda que possam causar atrasos e afetar o seu prazo final, não se desespere. Caso fatores externos interfiram no seu cronograma, apenas o reorganize, de forma que você recupere o tempo perdido, adicionando uma hora nos dias da próxima semana, por exemplo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *