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5 formas de aliviar o estresse

Ainda que seja importante estudar e se preparar para provas e testes, é ainda mais importante tomar precauções para que o estudo excessivo não acabe causando estresse. Afinal, a saúde psicológica é essencial para um bom desempenho do cérebro. Seguem algumas dicas de como diminuir ou evitar o estresse:

Praticar exercícios

Investir em, pelo menos, 30 minutos diariamente para fazer algum tipo de exercício físico traz benefícios para as emoções, um tempo para pensar nos problemas e encontrar estratégias para solucioná-los, diminui a quantidade de cortisol, que é um hormônio ligado ao estresse, e ainda libera endorfinas na corrente sanguínea que promovem o bem-estar.

Ter tempo para o lazer

Também pode ser útil encontrar algum momento para se dedicar ao lazer, estando ao lado de pessoas que você tenha um grande carinho. Experimente assistir um filme ou realizar atividades e passeios que te acalmem. A hora do lazer deve ser reservada para algo que você se identifique e gosta de fazer.

Descansar

O cansaço físico e mental são os desencadeantes do estresse e da ansiedade, por isso ter tempo para conseguir descansar todas as noites é uma grande ajuda para desestressar. Para ter boas noites de sono, é recomendado que durma em torno de 8 horas. Além disso, também é possível descansar nas pausas dos estudos, para aliviar a tensão causada por muito esforço psicológico.

Colocar uma música relaxante

Ouvir música faz a mente e o corpo relaxarem, pois libera substâncias neuroquímicas no cérebro, como a dopamina, que promove bem-estar imediato. Também por isso a música é muito usada em sessões de meditação.

A música clássica ou instrumental tem efeito reconfortante, pois diminui a frequência cardíaca, gera relaxamento e controle da pressão arterial. Porém, qualquer música pode trazer tranquilidade e aliviar o estresse, basta que cada pessoa escolha o ritmo que mais gosta de ouvir. Os sons da natureza têm efeito calmante e já existem até aplicativos capazes de reproduzir sons semelhantes aos das florestas, cachoeiras e canto dos pássaros.

Organizar a rotina

Além disso tudo, uma outra estratégia que ajuda muito no combate ao estresse é administrar melhor o tempo definindo tarefas, objetivos e prioridades. Por vezes, esta tarefa pode ser a mais difícil de atingir, mas dar pequenos passos de cada vez pode ser mais eficaz do que ficar esperando uma solução que nunca virá.

 

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