fbpx
Menu Close

Como se preparar para uma prova

Planeje seu horário

Separe um tempo só para estudar e, de preferência, que não seja um dia antes da prova. Isso vai te ajudar a processar todo o conteúdo, a estudar com tranquilidade e concentração. Quando nos programamos, sobra tempo para os imprevistos. Então, se necessário, dá tempo de revisar alguns pontos sobre os quais você ainda não tenha total segurança. O planejamento será ainda melhor se envolver um cronograma com os horários que separe as matérias que precisam ser estudadas.

Se autoavalie

A importância da autoavaliação está em saber quais são as matérias com as quais você mais se identifica, em quais as suas notas costumam ser maiores e como você aprende melhor. Tudo isso ajuda você a começar a pensar na sua preparação de maneira mais interessante e facilitada. Cada pessoa absorve informação de uma forma. Existem aqueles que são mais visuais, e outros que são auditivos e preferem gravar a própria voz ou a do professor, por exemplo.

Faça bom uso da tecnologia

O avanço tecnológico tem se mostrado cada vez mais útil no processo de aprendizagem, porque torna possível ao aluno estudar de forma mais prática e rápida, além de oferecer outros métodos de ensino. Na internet, nos apps e plataformas é possível achar informações no formato de texto, vídeos e até jogos. Além da diversidade e riqueza de conteúdo, outra característica positiva é o fácil acesso, já que são, em sua grande maioria, gratuitos. Portanto, utilize ao máximo a tecnologia para melhorar seus estudos.

Revise o conteúdo para a prova

Faça um roteiro com os assuntos mais importantes trabalhados durante as aulas e que tem mais chance de cair na prova. Siga esse roteiro e revisite suas anotações para relembrar o conteúdo e fazer novamente os exercícios, assim você poderá testar como está seu conhecimento. Se não foi bem em algum dos assuntos, vale a pena estudá-lo novamente.

Descanse

Para estudar com qualidade é fundamental separar um tempo para o descanso. Isso porque, se você ficar mais de 8 horas por dia estudando, pode acabar ficando mais cansado que o ideal no dia da prova. Caso queira estudar durante um grande período, não esqueça de fazer pausas para descansar, além também de mudar os métodos de estudo e não ficar sempre na mesma posição. O descanso, combinado com esses fatores, ajuda a manter sua concentração ativa ao longo do dia.

Leave a Reply

Your email address will not be published.